terça-feira, 5 de outubro de 2010

ENADE 2010 - Exame Nacional de Desempenho dos estudantes

Apresentação

Caro(a) estudante,
O Enade foi instituído por uma Lei publicada pelo Ministério da Educação (a Lei 10861 de 2004) e que para cumpri-la três agentes devem exercer o seu papel com eficiência: a Instituição, os Cursos e os Estudantes.
Você e os demais estudantes deverão atuar de forma responsável e consciente diante do exame.Uma das principais formas de se manter envolvido com o Enade é estar atento a todas as informações e orientações que a instituição e os coordenadores de curso disponibilizarão para você.

O coordenador de curso será sempre sua maior referência para oferecer orientações e esclarecer suas dúvidas.

O êxito na realização do exame depende da parceria entre Estudantes, Coordenadores e Instituição!

E, lembre-se que o Enade é elaborado para você, estudante!

O que é o ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC), juntamente com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), com a publicação da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.

A Avaliação da Educação Superior ocorre por meio da integração de 3 procedimentos: a avaliação das Instituições, a avaliação dos Cursos de Graduação e a avaliação dos Estudantes. O Enade afere indiretamente a qualidade do curso de graduação, por meio do desempenho dos estudantes.

A interlocução dos resultados advindos desses 3 procedimentos avaliativos, balizam a expansão da oferta e a qualificação da Educação Superior no Brasil.

ENADE e DIPLOMA

O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e a regularidade do estudante, junto ao INEP –ENADE, é condição prévia para a conclusão de curso de graduação, colação de grau, expedição e respectivo registro do diploma.

Ou seja, a colação de grau e o recebimento do diploma estão condicionados à regularidade junto ao Enade-INEP

Para estar em situação regular com o INEP-ENADE existem 3 possibilidades:

comparecer para a realização da prova se estiver habilitado ao exame;
estar fora da faixa de habilitado no ano em que o Enade for realizado para sua área;
casos de dispensa por lei.

Objetivos do ENADE

O ENADE é um instrumento destinado a avaliar o desempenho dos estudantes com relação:

a) aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação;

b) ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional;

c) ao nível de atualização dos estudantes com referência à realidade brasileira e mundial?

Agora perguntamos, como você se percebe em relação:

ao conhecimento das diretrizes curriculares de seu curso?
à atualização permanente em sua área específica?
ao acompanhamento das noticias e inovações que ocorrem no Brasil e no mundo.

Estudantes inscritos ENADE Biomedicina 2010

Responsabilidades dos estudantes

envolver-se na busca das informações sobre o exame e das ações promovidas pelo seu curso para tratamento do Enade 2010;
participar de todas as atividades promovidas pelo seu curso (nivelamente, etc);
estar em constante contato com a coordenação do curso e a página do Inep-Enade para se manter atualizado;
buscar os profissionais competentes para esclarecer todas as dúvidas para a realização da prova

Dia 21 de novembro: deverá comparecer no horário e local previamente determinados para realizar a prova.

Conheça a Prova
A prova é única para os estudantes ingressantes e concluintes. Esta metodologia permite a análise do valor agregado em relação às competências e habilidades, aos conhecimentos gerais e conteúdos profissionais específicos durante a formação e os resultados permitem orientar as instituições sobre a necessidade ou não de fazer ajustes ou revisões curriculares.

Estrutura da Prova

A prova é apresentada aos estudantes em formato de um caderno que contém, em sua primeira página, orientações gerais para a realização do Exame.

A prova é composta de 40 questões que se subdividem em 2 partes, a parte de Formação Geral e a parte de Formação Específica da área, com o seguinte número:

Formação Geral: 10 questões
Formação Específica: 30 questões
Em ambas as partes as questões são do tipo múltipla escolha e discursivas

A grande maioria das questões se caracteriza por:

Análise de Casos;
Resolução de Problemas;
Diferentes Gêneros textuais;
Combinação entre os itens citados acima
O desempenho dos estudantes em cada parte da prova tem os seguintes pesos:

Formação Geral = 25%
Componente específico = 75%
Os resultados desse desempenho geram 2 conceitos, o Conceito Enade e IDD, que integram 2 Conceitos, o Conceito Preliminar de Curso e o Índice Geral de Cursos. Esses conceitos estão descritos no item que descreve os impactos do Enade para os cursos.

Formação Geral

São aferidos temas tais como
I - sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e inclusão;
II - exclusão e minorias;
III - biodiversidade;
IV - ecologia;
V - mapas sócio e geopolítico;
VI - globalização;
VII - arte, cultura e filosofia;
VIII - políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, segurança e desenvolvimento sustentável;
IX - redes sociais e responsabilidade: setor público, privado, terceiro setor;
X - relações interpessoais (respeitar, cuidar, considerar e conviver);
XI - vida urbana e rural;
XII - inclusão/exclusão digital;
XIII - democracia e cidadania;
XIV - violência;
XV - terrorismo;
XVI - avanços tecnológicos;
XVII - relações de trabalho;
XVIII - tecnociência;
XIX - propriedade intelectual;
XX - diferentes mídias e tratamento da informação.

Formação Específica
Diretriz Biomedicina - ENADE 2010

Habilidades e Capacidade aferidas


ler e interpretar textos;
analisar e criticar informações;
extrair conclusões por indução e/ou dedução;
estabelecer relações, comparações e contrastes em diferentes situações;
detectar contradições;
fazer escolhas valorativas avaliando conseqüências;
questionar a realidade;
argumentar coerentemente.
projetar ações de intervenção;
propor soluções para situações-problema;
construir perspectivas integradoras;
elaborar sínteses;
administrar conflitos.

Percepção sobre a Prova

No caderno de prova será apresentado um terceiro conjunto de questões, que são as 9 questões de percepção sobre a prova. Essas aferem, entre outras coisas, o grau de dificuldade ao realizar a prova, o conhecimento prévio dos conteúdos apresentados, entre outros fatores sobre o sentimento do estudante ao realizar aquela prova.
Os resultados deste conjunto não geram conceitos de valor de qualidade aos cursos.

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