quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Desafios na imunidade infantil: implicações nas respostas para infecções e vacinas




Embora o artigo publicado por Prabhudas e colaboradores (Nature Immunology,v12, n3, março 2011, on-line) fale profundamente de temas relacionados à resposta imune em crianças, o que me chamou muito a atenção foi a estatística sobre a mortalidade infantil no mundo, morrem aproximadamente 450 crianças/hora no mundo (pasmem!!!), pelas mais diversas causas (figura 1 a [neonatos] e b [< 5 anos]).

O sistema imune é influenciado por uma séria de fatores e a nutrição é um deles. Na África a falta de alimento para a gestante resulta em redução do timo do recém-nascido, e o aspecto nutricional das crianças em algumas regiões brasileiras é semelhante. Sabe-se que células do sistema imune (linfócitos T), as quais são importantes em respostas vacinais, são geradas no timo e assim podemos prever as conseqüências da subnutrição. Além disso, segundo os autores, nos países em desenvolvimento as gestantes podem sofrer infecções parasitárias as quais tendem a deprimir as respostas imunológicas contras vírus. Assim, vacinas produzidas a partir de vírus vivos, nas condições mencionadas, perdem parte de sua eficácia.
Os autores comentam sobre as interferências que podem ocorrer na resposta imune da criança durante as multivacinações e enfatiza a realização de vacinação na mãe, o que levaria à transferência placentária de anticorpos específicos. Com isso mantêm-se a necessidade da identificação dos melhores antígenos para a utilização nessas vacinas.
Os pesquisadores finalizam apontando 18 áreas na Imunologia infantil que carecem de estudos. Felizmente há patrocinadores (Fundação Bill e Melinda Gates).

Prof. Álvaro Ferreira Júnior
FUPAC - Uberlândia

Um comentário:

  1. Que interessante essa matéria!!!!!!!!!
    Boa a iniciativa do professor em nos atualizar

    ResponderExcluir