terça-feira, 28 de agosto de 2012

Nova doença que ataca o sistema imune

Cientistas norte-americanos identificaram uma nova e misteriosa enfermidade que ataca o sistema imunológico e provoca sintomas similares ao vírus da Aids. Eles foram detectados em dezenas de pessoas na Tailândia, Taiwan e Estados Unidos, e que não são portadoras do vírus HIV. A informação foi divulgada na revista científica "New England Journal of Medecine". As informações são da agência de notícias Associated Press.
Ao contraírem a doença, o sistema imunológico dos pacientes ficou frágil e incapaz de se defender de germes e outros problemas. A causa dessa doença é desconhecida, mas, após as primeiras investigações, não parece ser contagiosa.A principal forma de contraí-la parece ser através de infecções.
Segundo Sarah Browne, cientista do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, essa nova imunodeficiência foi encontrada nos países asiáticos pela primeira vez em 2004, mas não é hereditária, só afeta adultos e não se espalha através de vírus.
No geral, a doença se desenvolve em torno de 50 anos de idade, mas não é uma característica de grupos familiares, o que torna improvável a causa genética, disse Browne.
De acordo com Dennis Maki, especialista em doenças infecciosas da Universidade de Wisconsin, em Madison, é possível que algum tipo de infecção desencadeie a doença, mesmo que a doença em si não se propague de uma pessoa para outra. Alguns pacientes morreram de fortes infecções, entre eles alguns asiáticos que vivem nos Estados Unidos.
O HIV destrói células T, responsável por defender o sistema imunológico. Por outro lado, a nova doença não afeta as células, mas causa um tipo diferente de danos no organismo. Em um estudo feito com mais de 200 pessoas, Browne descobriu que a maioria dos pacientes criava anticorpos que bloqueavam o interferon gama, um sinal químico que ajuda o corpo a eliminar as infecções.
Assim, a doença deixa a pessoa vulnerável a vírus, infecções por fungos e parasitas, mas especialmente micobactérias, um grupo de germes semelhantes a tuberculose, que pode causar danos graves nos pulmões.
Como os antibióticos nem sempre são eficazes, os médicos têm tentado várias abordagens, incluindo medicamentos contra o câncer que ajudam a suprimir a produção de anticorpos. A doença desaparece assim que a infecção é controlada, mas como afeta o sistema imunológico, se torna uma condição crônica, dizem os especialistas.

Sexta-feira, 24 de Agosto de 2012 - 12h38
Enviado por Mariane Palhano - aluna do 7 período de biomedicina

Nenhum comentário:

Postar um comentário