quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Minicurso: Leitura e produção de textos I

Grande área: Linguística
Área temática: Comunicação
Linha programática: 31 – Incentivo à Leitura – Formação do Leitor. Produção de redações, livros, artigos em periódicos, tcc e de apoio às atividades de extensão

Responsáveis: Professora MSc. Marília Simari Crozara e Professora MSc. Aline Carrijo de Oliveira

Carga horária total - 20h

Número de vagas - 80 (serão montadas 2 turmas de 40 alunos) por ordem de inscrição


Público-Alvo - Alunos dos cursos de graduação da Unipac

Valor (R$) R$ 10,00 mensal ou R$ 30,00 (taxa única)

As inscrições serão realizadas entre os dias 19 de Setembro até o dia 29 de Setembro de 2012 e o inicio do curso se dará no dia 06 de Outubro. As aulas acontecerão aos sábados. Inscrições com a Candida.


Resumo:
No processo de relação social e de desenvolvimento humano e intelectual de qualquer indivíduo, a leitura, o pensamento crítico sensato, bem como uma escrita coerente e adequada às múltiplas situações, são elementos cruciais em um mundo que valoriza a massificação do indivíduo. Ao atentar para esses fatores, nota-se que eles se compenetram, sendo praticamente impossível desvencilhá-los, pois fundamentam o sujeito no mundo circundante.
A leitura é um fator decisivo de estudo, pois viabiliza a ampliação de conhecimentos, a obtenção de informações básicas ou específicas, a abertura de novos horizontes para a mente, a sistematização do pensamento, o enriquecimento de vocabulário, o entendimento do conteúdo de textos variados, além de outros fatores. Ou seja, ler significa conhecer, interpretar, decifrar, distinguir os elementos mais importantes dos secundários e, optando pelos mais representativos e sugestivos, utilizá-los como fonte de novas ideias e do saber, mediante processos de busca, assimilação, retenção, crítica comparação, verificação e integração do conhecimento.
É pensando nisso, que esse projeto objetiva metodologizar a utilização de técnicas de leitura como elemento de auxílio a discentes do ensino superior e matriculados na UNIPAC-Uberlândia, haja vista a constatação de dificuldades dos alunos em ler, compreender e produzir textos em seus diferentes gêneros. Por um lado, serão discutidos e analisados textos orais envolvendo tipologia e linguagens variadas – entrevistas, noticiários, documentários, filmes, bem como textos escritos – acadêmicos, jornalísticos, literários, publicitários, buscando-se a identificação de estratégias de produção de sentido; por outro, serão planejados e produzidos textos de tipologias distintas, com destaque para processos e estratégias argumentativos, com o intuito de ampliar a competência comunicativa dos estudantes, evidenciando a comunicação sob o escopo bakhtiniano (1979, p. 22), haja vista ser a palavra “o modo mais puro e sensível de relação social”. Considerando a proposta de trabalho, o projeto se desenvolverá mediante 7 encontros presenciais e 6 a distância, perfazendo a carga horária de 20h/a.

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