quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

SABI e CICLO DE BIOATUALIDADES - o porquê desses processos avaliativos

Alguns alunos questionam o porque da aplicação do SABI e o porque da realização do Ciclo de Bioatualidades e Outras Culturas, dessa forma resolvemos mais uma vez esclarecer essa dúvida.


O ENADE, exigência do INEP ( Instituto Nacional de Estudos E Pesquisas Educacionais) e parte integrante do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior),tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para a atualização permanente e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e sobre outras áreas do conhecimento.


A prova do Enade avalia os componentes de formação geral comum aos cursos de todas as áreas e os componentes específicos da área de Biomedicina.


No componente de Formação Geral será considerada a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive. Além do domínio de conhecimentos e de níveis diversificados de habilidades e competências para perfis profissionais específicos, espera-se que os graduandos das Instituições de Ensino Superior (IES) evidenciem a compreensão de temas que possam transcender ao seu ambiente próprio de formação e sejam importantes para a realidade contemporânea. Essa compreensão vincula-se a perspectivas críticas, integradoras e à construção de sínteses contextualizadas.


§ 1º As questões do componente de Formação Geral versarão sobre alguns dentre os
seguintes temas:

I - ecologia;
II - biodiversidade;
III - arte, cultura e filosofia;
IV – mapas geopolíticos e socioeconômicos;
V - globalização;
VI - políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, segurança, defesa,
desenvolvimento sustentável;
VII - redes sociais e responsabilidade: setor público, privado, terceiro setor;
VIII – sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão;
IX - exclusão e minorias;
X – relações de gênero;
XI - vida urbana e rural;
XII - democracia e cidadania;
XIV - violência;
XV - terrorismo;
XVI - avanços tecnológicos;
XVII - inclusão/exclusão digital;
XVIII - relações de trabalho;
XIX - tecnociência;
XX - propriedade intelectual;
XXI - mídias e tratamento da informação.

Para trabalhar esses conteúdos em sala durante o semestre letivo, o NDE (Núcleo Docente Estruturante), grupo de professores que sugere, vota e apoia as atividades do curso, instituíram o CICLO DE BIOATUALIDADES E OUTRAS CULTURAS, com o intuito de preparar os alunos para essa avaliação ao longo do curso.


A prova do Enade, no componente específico da área de Biomedicina, tomará como referencial os conteúdos teóricos e práticos descritos a seguir:


I - Ciências Exatas - abordagens, processos e métodos físicos, químicos, matemáticos, estatísticos e de bioinformática como suporte à Biomedicina;


II - Ciências Biológicas e da Saúde – bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, bem como processos bioquímicos, parasitológicos, microbiológicos, imunológicos e genéticos em todo desenvolvimento do processo saúde-doença, inerentes à Biomedicina;


III - Ciências Humanas e Sociais – as diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais e conteúdos envolvendo a comunicação, a informática, a economia e gestão administrativa em nível individual e coletivo;


IV - Ciências da Biomedicina – processos relacionados à saúde, doença e meio ambiente, com ênfase nas áreas de citopatologia, genética, biologia molecular, eco-epidemiologia das condições de saúde e dos fatores predisponentes à doença e serviços complementares, incluindo-se o diagnóstico laboratorial, dentre outros, considerando todas as áreas da Biomedicina.


Esses conteúdos são trabalhados nas disciplinas ao longo do curso e para avaliar o aprendizado e incentivar os alunos a continuarem estudando e relembrando conteúdos de períodos anteriores, foi instituído o SABI (criado em 2009-2 também pelos professores que compõem o NDE).

As questões tem o objetivo de avaliar os conteúdos e para não prejudicar nenhum aluno, a prova é corrigida de forma diferente para cada período, priorizando as disciplinas e conteúdos que já foram vistos pelos alunos. Dessa forma, todos tem acesso ao estilo de prova do ENADE, todos são avaliados, todos podem saber como estão EM RELAÇÃO AO QUE JÁ FOI APRENDIDO e a instituição pode assim melhor preparar os seus alunos, para que esses alunos tenham SUCESSO tanto na prova do ENADE quanto nas provas de CONCURSO PARA BIOMÉDICOS.


LEMBREM-SE OS PROFESSORES, A COORDENAÇÃO, A DIREÇÃO NÃO TEM O INTUITO DE PREJUDICAR NENHUM ALUNO, MAS TEM A CAPACIDADE DE AVALIAR O QUE É MELHOR PARA OS SEUS ALUNOS E FUTUROS PROFISSIONAIS COM BASE NAS DIRETRIZES CURRICULARES DO CURSO E NAS EXIGÊNCIAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.


Se ainda existe alguma dúvida, encaminhe para o e-mail da coordenação (coordenacaobiomedicinaunipac@hotmail.com) para que possamos marcar um horário com a turma ou individual e esclarecer as dúvidas.

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