terça-feira, 28 de maio de 2013

VACINAS para viajantes

Algumas regiões são mais endêmicas para algumas doenças. Por isso, é importante que os viajantes se vacinem com antecedência, como forma de prevenção, para que o organismo tenha tempo de produzir os anticorpos antes da viagem. Além de proteger o viajante, esse tipo de vacinação é importante, pois protege a comunidade de origem, impedindo a entrada da doença em seu retorno.

Algumas vacinas indicadas para viajantes são: Difteria, Tétano e Coqueluche, Poliomielite, Febre Amarela, Hepatite A e B, Catapora (Varicela), Tríplice Viral, Meningococo do tipo C (conjugada), Meningococo quadrivalente e Febre Tifoide.



Febre Tifóide

Indicação
Proteção contra febre tifóide para viajantes a áreas de risco e algumas atividades profissionais.

Composição
Polissacarídeo capsular Vi purificado de Salmonella typhi (cepa Ty2), fenol, cloreto de sódio, fosfato dissódico diidratado, fosfato monossódico e água para injeção.

Fabricante
Sanofi Pasteur

Via de administração
Intramuscular. Utilizar via subcutânea para portadores de distúrbios da coagulação.

Esquema de vacinação
Aplicada a partir de 2 anos de idade em dose única. Pode ser feita revacinação após 3 anos, se a indicação persistir.

Eventos adversos
Principalmente locais (dor, edema, hiperemia). Eventos sistêmicos e alérgicos são raros.

Contra indicações
Menores de 2 anos de idade. Reação alérgica grave anterior com algum componente da vacina.

Conservação
Entre +2 e +8ºC. Não pode ser congelada.

Cólera e Diarréia do Viajantes
Indicação
Prevenção de infecção causada pelo Vibrio cholerae e Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC). Indicada para viajantes que irão para área de risco de infecção por cólera ou diarréia causada pela ETEC, a partir de 2 anos de idade.

Composição
Um frasco com 3,0 ml de suspensão e um sache com 5,6 g de granulado efervescente contendo bicarbonato de sódio. Eficácia contra cólera de 80 a 85% para os primeiros 6 meses, e de 63% durante um período de 3 anos. Eficácia contra a ETEC 60% por 3 meses.

Composta de 4 cepas inativadas do Vibrio cholerae e 1 subunidade recombinante da toxina da cólera.

Fabricante
Sanofi Pasteur

Via de administração
Oral

Esquema de aplicação
O bicarbonato é dissolvido em um copo de água (1/2 copo para crianças de 2 a 6 anos) e a essa solução adiciona-se o conteúdo do frasco. Evitar ingestão de alimentos e bebidas duas horas antes e uma hora após a vacinação. O esquema vacinal é de duas doses para maiores de 6 anos de idade e três doses para crianças entre 2 e 6 anos. Se o intervalo entre as doses for superior a seis semanas, haverá necessidade de se repetir o esquema.

Eventos adversos
Podem ocorrer sintomas gastro-intestinais leves após a vacinação, que geralmente desaparecem em até 48 horas.

Contraindicações
Menores de 2 anos de idade; hipersensibilidade aos componentes da vacina; doença gastrointestinal aguda; doença febril aguda.

Conservação
Entre +2 e +8 ºC. Não congelar.

Febre Amarela

Indicação
Proteção contra febre amarela para residentes em áreas de risco (inclui Minas Gerais) e viajantes.

Composição
Vacina de vírus vivo atenuado Cepa 17D-204. Imunogenicidade superior a 95%. A proteção se inicia de sete a dez dias após a vacinação.

Fabricante
Sanofi Pasteur

Via de administração
Subcutânea

Esquema de aplicação
Aplicada a partir de 9 meses de idade, embora seja mais imunogênica a partir de um ano de idade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a revacinação após dez anos.
Eventos adversos

Cerca de 5% dos vacinados apresentam um quadro de febre e dor no corpo, geralmente iniciando-se no quarto dia após a vacinação. Reações fatais já ocorreram, simulando a doença. Encefalite pelo vírus vacinal é rara após 1 ano de idade.

Contraindicações
Anafilaxia aos componentes; gestação; imunodeprimidos; uso de corticóides oral ou parenteral por mais de 15 dias (>2mg/kg/dia ou 20mg/dia de prednisona); doenças febris agudas; tratamento com derivados do sangue (consultar equipe técnica); quimioterapia e radioterapia nos últimos três meses; alergia grave a ovo; doenças autoimunes, doenças do timo; mulheres amamentando crianças menores de seis meses de idade.

Dependendo da situação epidemiológica, é aplicada em gestantes e HIV positivos sem imunodeficiência, com autorização das autoridades de vigilância epidemiológica. Não aplicar acima de 60 anos de idade se não preencher as recomendações epidemiológicas do Ministério da Saúde (ver www.saude.gov.br/svs).

Pode ser aplicada simultaneamente a qualquer vacina, evitando-se a vacina sarampo, caxumba e rubéola (triplice viral) em crianças pela possibilidade de interferência; intervalar 30 dias. Pode ser aplicada no mesmo dia da vacina varicela; caso não o seja, recomenda-se intervalo de 30 dias.

Conservação
Entre+2 e +8c. Inativada pela luz solar direta (não pela artificial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário