terça-feira, 10 de setembro de 2013

Testes para detecção de leucemias e linfomas

As doenças onco-hematológicas são heterogêneas e necessitam de um algoritmo de testes laboratoriais sequenciais para o diagnóstico de seus diversos tipos celulares.

Na prática clínica, a aplicação de uma sequência de testes - morfologia, imunofenotipagem por citometria de fluxo e citogenética por FISH ou por abordagem molecular qualitativa - tem como objetivos:


  • identificar componentes celulares e moleculares anormais que caracterizam as neoplasias;
  • e classificar o perfil biológico associado com fatores de riscos prognósticos identificando grupos que apresentam (ou não) respostas satisfatórias a regimes terapêuticos.

A identificação de distintos perfis imunofenotipicos através de citometria de fluxo pode ser preditiva da presença de mutações a níveis moleculares nas neoplasias. Atualmente as alterações citogenéticas-moleculares são reconhecidas como marcadores importantes nas abordagens de leucemias agudas linfóides e mielóides. O conjunto de testes imunofenotípicos e genético-moleculares consolidam o diagnostico de diversos subtipos de leucemias e são úteis para quantificação de doença residual mínima e fundamental para escolhas de regimes terapêuticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário